segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

“Todos Campeões”

No dia 13 de Dezembro de 2010 realizou-se a actividade "Todos Campeões" no âmbito da comemoração dos dias Internacional e Nacional da pessoa com Deficiência que se celebraram nos dias 3 e 9 de Dezembro. Esta foi concretizada através da prática de "Basquetebol em cadeira de rodas" e de "Goalbal".
A actividade foi promovida pela professora Marília Dias e a sua Turma nº 6, do 2º ano, da EB 1 de Algoz, em conjunto com o professor Carlos Costa e as suas turmas CEF-T2-SM 2º ano e de oitavo ano, na disciplina de Educação Física.
Os objectivos para esta iniciativa foram: promover e divulgar o Desporto Adaptado; sensibilizar toda a comunidade educativa para a problemática da deficiência; fomentar e incutir a aquisição de hábitos de prática de actividade desportiva e comportamentos de estilos de vida saudáveis; promover a socialização e integração das pessoas com deficiência através da actividade física.
Para a concretização dos jogos contou-se com a colaboração da equipa Parasport - Associação de Promoção do Desporto Adaptado – Cedência de cadeiras de rodas e deslocação da equipa à E.B. 2,3 de Algoz para demonstração da modalidade; ACAPO – Cedência de bola de Goalball e a Câmara Municipal de Silves – Transporte das cadeiras de rodas, colaboração do funcionário Aldo com o seu testemunho de vida e apoio na divulgação da iniciativa.










O jogo de basquetebol foi realizado da parte da manhã, em conjunto com quatro dos elementos da Parasport. Todos puderam experimentar jogar numa cadeira de rodas, até mesmo os Professores e o Director, que também jogaram. No caso dos mais pequenos, como o jogo em cadeira de rodas era difícil, devido ao tamanho das cadeiras, apenas experimentaram andar na mesma.
Após o jogo decorreu um momento de debate/esclarecimento, um pequeno brainstorming sobre o tema DEFICIÊNCIA MOTORA.
Antes da hora do almoço ainda foi efectuado o logotipo humano da deficiência, por todos aqueles que quiseram participar, pais, professores, alunos,...
Da parte da tarde, e no âmbito do mesmo tema, os alunos ainda tiveram oportunidade de experimentar jogar com a bola de Goalbal. Este jogo é destinado, essencialmente, a pessoas com deficiência visual e, para tal, para o concretizar os alunos tiveram de vendar os olhos.
Pelo número de participantes e pelo entusiasmo demonstrado pelos mesmos podemos considerar que os objectivos foram alcançados ou até mesmo superados, uma vez que estiveram presentes mais alunos/turmas dos que as que eram esperadas.
Espera-se que, de futuro, esta iniciativa se revele um “bichinho” promotor de muitas outras e que sirva para criar nos que assistiram uma sensibilidade para a problemática, capaz de eliminar tabus e preconceitos da nossa sociedade.

Professores Marília Dias e Carlos Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário