terça-feira, 23 de novembro de 2010

Editorial

“O projecto de autonomia do nosso Agrupamento é um projecto de vida, um conjunto de ideias materializadas que, mais do que reflectir várias maneiras de pensar e agir, espelha o que de melhor há na nossa comunidade e o que podemos melhorar com o nosso esforço.” (Projecto Educativo 2009/2011)
É neste final de período lectivo (o primeiro), a altura certa para nos interrogarmos (professores, alunos e famílias), sobre o que fizemos até agora, para  melhorarmos o sentido do nosso esforço, e para que no final deste ano lectivo TODOS OS ALUNOS, obtenham sucesso académico.
 No ensino todos temos papéis diferentes, mas complementares. Ao professor cabe ensinar com qualidade, exigência e rigor, esforçando-se por se manter actualizado e atento às exigências e desafios que alunos tão diferentes impõem; ao aluno compete estudar com esforço, trabalho, interesse e empenho, procurando a excelência do conhecimento, desenvolvendo competências e apreendendo conhecimentos; aos pais cabe, em primeiro lugar, ser exigentes. Com eles, com os filhos, com os professores, com a Escola. Contudo, é preciso perceber que só poderemos ser exigentes com os outros se formos connosco próprios. E, este é o caminho para o sucesso do nosso trabalho no Agrupamento de Escolas de Algoz: uma maior EXIGÊNCIA de cada um para consigo mesmo. Seja ele professor, aluno ou pai.
 Por isso o  “ AZOGLIN” desempenha um papel tão importante para todos nós, é um meio de expressão que consagra o princípio da liberdade, a liberdade de expressão. Por  que…
“ Uma escola que pensa é construída por pessoas que pensam ou aprendem a pensar. Aprender a pensar quer dizer literalmente manter uma discussão contínua, um interrogar-se contínuo, …”  (Malaguzzi, 1991).


Carlos Ferreira da Silva, Director do Agrupamento de Escolas de Algoz


Sem comentários:

Enviar um comentário